28.10.18

Como economizar dinheiro: 5 dicas para aplicar já!

Parece que seu dinheiro não rende e que as despesas sempre ultrapassam as receitas? Bem, tá na hora de replanejar seu orçamento, não acha? Então, espia só essas 5 dicas para começar a aplicar já na sua vida!

como-economizar-dinheiro-facil


Ultimamente, tem-se falado muito a ideia de educação financeira, o que é ótimo. Esse tipo de matéria - infelizmente - não se aprende nas escolas e como o "jeitinho brasileiro de ser" está em todos nós, logo sentimos o peso das dívidas e a bola de neve que geralmente vem com elas. 

Pensando assim e querendo ajudar você a conquistar aos poucos sua independência financeira, trouxe essas 5 dicas que mudaram a minha vida e meu olhar sobre finanças e dinheiro, e tenho certeza que mudará o seu olhar também. 

ESCOLHA SUAS METAS

O primeiro passo para qualquer decisão na sua vida deve ser influenciado pela meta que você deseja atingir. Ao se falar em vida financeira, as coisas não são diferentes, para se entender como economizar dinheiro, é necessário escolher suas metas e planejá-las. Vamos  fazer um exercício, certo? Independente do estado das suas finanças atualmente, você vai pensar em onde quer chegar. Qual sua meta em curto, médio e longo prazo? É importante que sejam metas realistas e que você se comprometa com elas. 

LIMPE SEUS GASTOS

Sei que nem sempre dá pra conseguir guardar algum dinheiro mensalmente, mas juro que com bastante esforço, o mínimo que conseguir poupar fará uma tremenda diferença. O segundo passo é repensar seu orçamento. Pega uma folha e é hora de colocar em vista todas as receitas e despesas do seu último mês (até as mínimas) ou "os pontos nos is", inclusive, é hora de expor também as dívidas em cartões de crédito, coloque todos os parcelamentos e o tempo que falta para quitá-los. 
Após colocar tudo aparente, é o momento de visualizar pensando o que pode ser cortado daqui pra frente. Vamos cortar gastos e quitar os abertos, certo? 

Pensa nos custos com restaurantes ou lanchonetes com frequência desnecessária, com uber quando rola ir de ônibus e até com roupas que você não sabe nem pra quê comprar. 

FAÇA VOCÊ MESMO

Isso é algo tão simples, mas a gente custa a sacar. Já pensou em fazer sua própria comida para levar para o trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar? Talvez  você não goste de cozinhar, mas que tal tentar tirar um dia para ver uma receita de algo que goste e tentar fazer? Isso pode até ser divertido e, definitivamente, seu bolso agradecerá! 

Aqui o negócio é pensar nas atividades que você delega, mas que poderiam ser feitas por você mesmo e, consequentemente, reduziriam seus custos. 

CONTROLE AS SUAS DESPESAS

Aplicativos não faltam (indico o Minhas Economias), planners financeiros gratuitos também não.  São duas coisas que me auxiliam demais nessa jornada diária. Depois de fazer a limpeza no seu orçamento, é hora de controlar seus gastos para que o orçamento se mantenha limpo. Não saia comprando tudo/qualquer coisa por que está sobrando algum dinheiro, mantenha a disciplina e foco nos objetivos. 

POUPE

Sabemos que dinheiro parado em casa é quase que implorar pra ser gasto. Imprevistos acontecem o tempo inteiro, e já reparou que quando temos qualquer trocado acontece algo que, aparentemente, aquele valor se encaixa e resolveria tudo rapidinho? Para que não haja esses contratempos, é hora de poupar! E como não sou nenhuma mestra em finanças, apenas te indico que pesquise mais sobre o assunto e, de quebra, ainda indico que veja alguns vídeos do canal ME POUPE (que eu amo) e sane suas dúvidas. 

E aí, o que achou das dicas? Mas espera que para isso funcionar bem mesmo a gente precisa estar atento as oportunidades que aparecem no dia a dia, como por exemplo: promoções, fazer pesquisa de preços antes de comprar algo ou cupons de desconto.

Eu indico o CUPOM VÁLIDO que é um site que disponibiliza cupons de desconto gratuito para uma diversidade incrível de lojas, a propósito tem diversas lojas de roupa, maquiagem e até desconto para passagens aéreas, tudo isso de maneira gratuita.
Esse post te ajudou de alguma sobre como economizar dinheiro? Eu acho muito importante essa visão de educação financeira e espero poder ter te ajudado um pouco. O que você costuma fazer para enxugar suas finanças?
Um beijo!

30 comentários:

  1. Ótimas dicas! O povo está precisando fazer essa enxugada pra ontem!!! Implantá-las, porém na economia de hoje é bem difícil!!! Adorei!!! Bjus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cami. Estamos precisando mesmo e acho que até rola implantá-las aos poucos, entende? Obrigada pelo carinho, um beijo!

      Excluir
  2. Em tempos de crise, o negócio é economizar. Esse cupom válido é uma ótima opção para as compras.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lu! Ele é maravilhoso, é bem útil pra mim. Beijo! <3

      Excluir
  3. Dicas maravilhosas! Vou aplicar jáa... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, estava precisando me organizar, ainda bem que achei esse artigo

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Otimas dicas, apliquei algumas das sugestões aqui em casa e percebi que e possível fazer.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incrível! É possível sim, aos poucos você consegue aplicar mais. Beijo!

      Excluir
  6. Gostei muito das dicas, principalmente da divulgação do aplicativo Minhas Economias que não conhecia e já vou baixar. Nesses tempos de crise toda forma de economia é válida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO esse aplicativo, e nem é publi, nem nada. É porque é muito útil mesmo e me ajuda demais durante o mês. Beijo, Pati!

      Excluir
  7. Dicas de ouro. Adorei muito. São importantes demais. Valeu. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Aqui em casa eu cuido das finanças, controlo tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu papel aqui em casa e vou te confessar que até gosto, viu?! haha

      Excluir
  9. Vou ver se baixo o app minha economia.Gostei de suas dicas para economizar!

    ResponderExcluir
  10. Eu tento sempre reaproveitar algumas coisas e colocar limites nos meus gastos. Sou uma pessoa super organizada em todos os sentidos, e o seu post foi bem de encontro com a minha rotina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Kelly! Eu tento também, mas as vezes escorrego. Obrigada pela visita <3

      Excluir
  11. essa dica é pra vida, amei estava precisando disso, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, uma que uso bastante é o faça você mesmo! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Poupar e limpar gastos com certeza é uma boa solução, eu não deixo de poupar todos os meses, mesmo que seja pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Vou te confessar que ultimamente tem sido difícil pra mim, preciso rever meu orçamento e tal, mas é importantíssimo mesmo!

      Excluir
  14. Oi
    Muito boa sua postagem viu,as dicas são excelentes super útil com certeza ajudar bastante,vou dar uma olhada nesse APP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível. Obrigada, espero te ajudar de alguma forma (:

      Excluir
  15. Ótimas dicas 👏👏
    Economizar é essencial, e sem falar que também é necessário, o canal Me poupe deve ser muito bom mesmo vou passar lá, sobre o cupom válido também super indico 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Me Poupe salvou minha vida financeira de uma forma surreal. Haha
      Beijão <3

      Excluir

emerge © Todos os direitos reservados. Editado por Gabrielle Cavalcanti.