5.11.18

Como começar a estudar: dicas simples e produtivas.

Esse é um hábito que definitivamente mudou a minha vida e a minha visão de mundo. Hoje vou te ensinar como começar a estudar de maneira simples, leve e produtiva.
como criar o hábito de estudar

Há mais ou menos um ano, eu tranquei a faculdade para estudar para concursos públicos e ,quando fiz isso, percebi que se tinha algo que eu não sabia fazer ou que a forma que eu fazia não funcionava, era estudar. Eu me iludia com bons resultados em provas (no ensino médio e na faculdade) quando, na verdade, não havia absolução de conhecimento, apenas lembranças de algo que tinha lido um ou dois dias atrás. 
Então, percebi que era hora de começar a aprender a estudar e isso não foi do dia pra noite, levou algum tempo, na verdade, aprendo um pouquinho mais a cada dia. Por isso, resolvi tentar facilitar a sua vida, com as seguintes dicas:

COMO CRIAR O HÁBITO DE ESTUDAR

ESTUDE NO SEU TEMPO

Essa é a dica principal. Não adianta você acordar e imaginar que conseguirá estudar 3 horas líquidas no primeiro dia: seu corpo e mente não têm esse hábito e você não vai conseguir adquirir todo o conhecimento que imagina. O ideal é que você faça isso gradativamente, ou seja, que tal estudar 30 minutos todos os dias na primeira semana? Na semana seguinte você sobe para 1 hora, e assim as coisas vão funcionando. É importante que você respeite seu tempo, mas fique em alerta para não se autosabotar. 

ENCONTRE SEU MÉTODO

Algumas pessoas preferem estudar escrevendo, outras lendo, ouvindo ou assistindo. Na primeira semana tente encontrar o seu método, ou seja, a melhor forma de estudar, aquela que seu cérebro absolve de maneira mais leve. Para mim, por exemplo, é escrevendo. Costumo fazer resumos de tudo o que leio/assisto, além de gostar de brincar com as cores e tipos de letras, me ajuda a fixar melhor guardando a imagem daquilo que escrevo. 

PERMITA-SE RECOMPENSAS

Depois de concluir o planejado para o dia (tem um planejamento diário muito legal aqui no blog), nada mais justo que uma super recompensa pra aliviar o cansaço, não acha? Crie metas diárias e se recompense por isso, seja com um filme, um episódio da sua série do momento, sair, ler algo que goste... Enfim, é o momento de se premiar pela conquista do dia. 

REVISE

Não rola ver apenas uma vez alguma coisa e nunca mais rever, não é? A gente acaba esquecendo, por esse motivo a revisão é algo indispensável. Marque dias para revisar os assuntos que termina e, te juro, depois da terceira, só em olhar para a folha/página você já vai saber tudo o que há nela.

como criar o hábito de estudar

PENSE NO MOTIVO

Quer evoluir na sua profissão? Aprender uma nova língua e expandir sua comunicação? Tirar notas maravilhosas? Ser aprovada em um concurso público ou vestibular? Então, é legal que você se lembre do motivo que te fez começar, principalmente naqueles dias que você estiver super desmotivada e achar que não aguenta mais. Aqui é a hora do "mentalize e aja". 

TIRE UM TEMPO PRA VOCÊ

Terão dias que pensar em estudar será insuportável, então é hora de tirar um tempo para descansar e se distrair. Lembre-se: nada vale mais que a sua saúde mental. 


Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier. 
Se você quer algo e sabe que estudar é o caminho, por que não começar hoje? Dê o seu melhor, pois se tem algo que a gente nunca perde é o aprendizado. Espero ter te ajudado e que você consiga criar esse hábito de maneira agradável. Um grande beijo! 

36 comentários:

  1. eu estudo por conta, já terminei a escola e sempre eu fazia assim tirava um tempo para me dedicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom, né? Esse é um hábito que não quero perder tão cedo. (:
      Obrigada pela visita, um beijo!

      Excluir
  2. dicas valiosíssimas, eu estudei por alguns meses pra concurso e também "estudei errado" não tava retendo tanto conhecimento, horas e horas e horas voando. Enfim, vou recomeçar em 2019 os estudos, esse post vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! É um caminhada incerta, a gente parece estar sempre em queda livre, mas vale muito a pena. Boa sorte pra você! <3

      Excluir
  3. Acho importante conservar um tempo para nós próprios, trabalhar/estudar pode tornar-se extenuante se não fizermos isso!

    ResponderExcluir
  4. Dicas super válidas! Eu tive que me adequar também quando entrei no mestrado e sempre coloco em mente o real motivo daquilo tudo, dá um super gás. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Yas! Motiva demais, né?
      Eu sempre penso nisso naqueles dias e momentos que a coisa fica pesada e a gente só pensa em desistir.

      Excluir
  5. Caraca, AMEI essas dicas! como sempre, arrasou no post ;)
    te desejo muito sucesso!

    * tem post novo lá no blog. corre pra espiar! <3
    www.poderosaderosa.com.br
    beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liaaaa! Quanto tempo!
      Obrigada pela visita, meu bem. To indo lá agora mesmo! Beijão <3

      Excluir
  6. Suas dicas super importes e bastante valiosas pra quem estuda, estudar é importante e adquirir hábitos como esses ajuda muito, obrigada pelas dicas ajudou muito bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luci. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma, um beijo! <3

      Excluir
  7. Vou encaminha o link do seu post para minha sobrinha , aqui somos meio dispersos e confesso preguiçosos as vezes rsrs. O importante é ter foco. seu post é muito estimulante. grato

    ResponderExcluir
  8. muito top suas dicas, agora só por me pratica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que maravilha! Põe e depois me diz se funcionou? Beijão <3

      Excluir
  9. Amei as dicas! Criar uma rotina, não só nos estudos, é super importante, pois ajuda a ter disciplina e foco!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Eu tenho adorado essa fase organizada, tem dado pra colocar todos os "pingos nos is" <3

      Excluir
  10. Nunca é tarde pra estudar. Com uma simples rotina podemos sim ter um tempo para o estudo. Bsjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! O mínimo diário já faz diferença, e muita diferença (:

      Excluir
  11. Amei as dicas são muito boas, agora vou por em prática e estuda bastante
    Obrigada , bjs 💛

    ResponderExcluir
  12. Vida de concurseirx não é fácil. Meu namorado estuda disciplinarmente há cinco anos. O bom dessa rotina quase militar é que o resultado vem. Ele passou em 1• lugar no último concurso que fez. Torço para que vc tb consiga este feito! Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil mesmo, Malu! Hahaha
      Parabeniza ele por mim e muuuuito obrigada, tenho sonhado com isso faz um tempo. Beijão pra você <3

      Excluir
  13. Dicas muito boas e imprescindíveis para ser produtivo nos estudos.

    ResponderExcluir
  14. Muito boas as dicas para começar a estudar, começar a estudar no seu tempo é uma boa dica, começar aos poucos e ir aumentando é ótimo para não se sentir sobrecarregada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bia. Comecei com elas e hoje sinto que consigo produzir muito mais diariamente, até sinto falta nos dias que não faço nada kkk
      Beijo <3

      Excluir
  15. Acredito que se focar no motivo pelo qual precisa passar algum tempo estudando é a principal meta. Gostei das outras dicas tbm.Beijos

    ResponderExcluir
  16. Estudar é um excelente habito que tem que fazer parte da nossa rotina diária. O saber não ocupa lugar !!!
    besitos

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas! Eu vivo tentando começar, mas acabo nao fazendo. Vou por em praticas suas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe, Lari. Tenho certeza que você não irá se arrepender. (:

      Excluir
  18. Adorei suas dicas, super funciona mesmo quando focamos de verdade em algo sem exageros, nem sempre estudar 10 horas por dia eh sinônimo de que vamos aprender melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bru! Eu tinha essa ideia no início e não rendia nada, percebi que aos poucos funcionava melhor.

      Excluir

emerge © Todos os direitos reservados. Editado por Gabrielle Cavalcanti.